Olá!
Esta receita resultou de uma busca exeustiva na internet de receitas com bagas de goji, pois são umas bagas muito nutritivas e saborosas e eu só as utilizava em pequenos lanches a acompanhar fruta ou iogurte, mas encontrei esta que vos vou mostrar já a seguir, que ficou muito saborosa. Confesso que fiquei muito surpreendida com o resultado, é um bolo maravilhoso, experimentem, pois as bagas de goji são um excelente alimento, é uma fruta originária dos Himalaias, Norte da China e Tibete e embora neste países já seja usado há milhares de anos, no ocidente só há pouco tempo é que começou a ser investigado e consumido, mas apesar disso hoje em dia pode ser adquirido em qualquer grande superficie (pelo menos aqui em Portugal).
Curiosidade: As bagas de goji são chamadas as happy berry ou smiling berry, pois têm a propriedade de fazer rir e sorrir durante o dia todo.
AS BAGAS DE GOJI
As bagas de goji têm um enorme valor nutricional, contêm 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais, contêm 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio, com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente, contém grande teor de proteínas, contêm o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida, contêm 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta, contêm Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti nflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata, contêm ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, contêm Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea, contêm Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B, contêm Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína dos grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de ADN.
Entre os vários beneficios que esta pequena baga trás ao nosso organismo, destacam-se as seguintes:
- Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade;
- Promove a energia e bem-estar em geral;
- Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias;
- Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável;
- Combate a artrite;
- Baixa o colesterol;
- Equilibra os níveis de tensão arterial do sangue;
- Ajuda no processo digestivo, logo também ajuda na perda de peso;
- Melhora os níveis de insulina nos diabéticos;
- Melhora as cataratas, a visão turva e a audição;
- Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins;
- Fortalece os ossos e os tendões, deve ser consumido por desportistas;
- Mantém um sistema nervoso saudável;
- Protege a pele dos danos causados pelo sol;
- Aumenta a líbido e o desempenho sexual;
- Promove a fertilidade.
Nota: A dose diária recomendada é de 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.
Ingredientes:
2 copos de nozes picadas
3 maçãs médias descascadas e picadas
1/2 chávena de chá de bagas de goji hidratadas com água por 30 minutos
3/4 copo de farinha de trigo
1/4 farinha de trigo integral
1 copo mal cheio de açúcar (1/2 copo de adoçante de stevia)
1 cl. de chá de bicabornato de sódio
4 ovos
1 cl. chá de canela em pó
1 cl. chá de fermento em pó
Preparação:
Bata os ovos com o açúcar (ou adoçante) bem batidos até dobrarem de volume, junte as farinhas, o bicabornato de sódio o fermento e a canela e continue a bater. De seguida junte delicadamente a maçã picada, as nozes picadas e as bagas de goji, já previamente hidratadas. Ponha esta mistura numa forma e leve ao forno até cozer.
Fica excelente, e além disso é uma receita que nos fornece ácidos-graxos poli-insaturados, ómega 3, selênio, carotenoides e antioxidantes (um verdadeiro medicamento natural).
BOM APETITE!
Sem comentários:
Enviar um comentário