domingo, 29 de setembro de 2013

ROLINHOS DE PERÚ COM BRÓCULOS

RECEITA DE ROLINHOS DE PERÚ COM BRÓCULOS

Olá!
Hoje trago também uma receita para o almoço, ou se quiserem para o jantar.
A carne de perú, é uma carne branca, logo uma boa escolha para dietas e para a quem cuidar da sua saúde, alidada aos bróculos e a cenoura, dois legumes cheios de propriedades benéficas para o nosso organismo, sendo também daquelas receitas, por ser atrativa visualmente, atrai as crianças a consumi-la.
As propriedades da cenoura já foram publicadas neste blog, podendo consultá-las aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/09/bolo-de-cenoura-alfarroba-e-sementes-de.html)
Como já é habitual deixo algumas propriedades dos bróculos:
 
BRÓCULOS
 

brocolos Os bróculos estão na lista dos 10 melhores alimentos para a nossa saúde, trata-se de um alimento com poucas calorias, rico em sais minerais, principalmente cálcio, potássio e ferro, ácido fólico e vitaminas A e C (esta ultima conserva-se no alimento se os bróculos forem cozinhados a vapor).
Os bróculos possuem propriedades, anti-cancerígenas, anti-inflamatórias, calcificantes, calmantes, diuréticas, laxantes e vitaminizantes, sendo indicado principalmente para a anemia, ansiedade, para a redução dos danos causados por tumores ou cancros, carências de vitamina A, C e E, colites, dificiência de calcificação, inflamações e irratibilidade, prevenindo dores de cabeça, dores mentruais e ajuda no tratamento de herpes.
Curiosidade: Existem estudos que provam que o consumo regular de bróculos inibe o desenvolvimento de células cancerígenas.
 
A receita:
Ingredientes (3 pessoas)
4 bifes de perú
2 cenouras
500 gr de bróculos
sal, pimenta, ervas aromáticas a gosto
1 folha de louro
1 dente de alho
sumo de limão q.b


 
 
Preparação:
Meia hora antes de iniciar a preparação da receita, tempere os bifes de perú com sal, pimenta, ervas aromáticas a gosto, a folha de louro, o dente de alho picado e regue com sumo de limão a gosto, deixe marinar.
Entretanto arranje os bróculos, lavando-os e partindo-os em pedaços, assim como as cenouras e coza-os (eu cozi a vapor, porque perserva melhor os nutrientes dos alimentos) e reserve.
Estenda os bifes e recheie com os bróculos cozidos e cenouras e enrole, segurando o rolo com um palito, ponha numa frigideira, anti-aderente e grelhe. Sirva com os restantes bróculos e cenouras e batatas cozidas.
BOM APETITE!
 

 

BOLINHOS DE FIAMBRE LIGHT

RECEITA DE BOLINHOS DE FIAMBRE LIGHT

Olá!
Hoje trago uma receita de uns bolinhos salgados light.
Desde que reestruturei a minha alimentação tento evitar fiambres e seus derivados, mas há alturas em que apetece. Descobri esta receita numa pesquisa que fiz, mas era muito "forte", tinha nuitas calorias, e além disso tinha ingredientes muito gordos, tais como natas, bacon, etc, tentei então modificá-la de maneira que a gordura nela contida fosse diminuída para o minimo indispensável.
Aqui vos deixo esta minha proposta, muito mais saudável e bastante agradável, espero que gostem.


Ingredientes:
250 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de trigo integral
100 ml de leite magro
1 iogurte natural magro (0% gordura)
3 ovos
1 cl. sob. de fermento
1 cl. chá de sal
fiambre de peru (também pode ser usado de frango) a gosto




Preparação:

Bata os ovos, junte o leite, o iogurte, e continue a bater a massa. De seguida junte as farinhas e o fermento, batendo bem, até formar uma massa homogénea (se a massa estiver um bocado grossa, junte mais  leite). Junte o fiambre partido em pedacinhos e envolva bem (para ficar mais cremoso junte queijo ralado magro). Deite em formas (pode utilizar as de queques) e leve ao forno a 180º, durante aproximadamente 25 minutos.
BOM APETITE!

sábado, 28 de setembro de 2013

BOLO DE BANANA E CHIA

RECEITA DE BOLO DE BANANA E CHIA

Olá!
O outono hoje chegou em força, tivemos chuva, vento e uma descida brusca da temperatura. Por enquanto em Portugal as estações do ano ainda se encontram bem defenidas.
Agora, como disse a minha instrutora de hoje de Pilates, já apetece voltar a acender a lareira e bem enroscadinhas comermos umas castanhinhas assadas. Mas ainda é cedo!
Hoje por ser um dia de transição (entre o quente e o frio outonal) trago uma receita de um bolo bom, saudável e que além disso é o tipo de bolo que pode ser consumido num dia frio.
É também uma receita muito saudável, isenta de gorduras e que tem dois ingredientes muito fortes, e que tornam o nosso organismo muito mais forte e saudável, são eles a banana e as sementes de chia.
A banana já publiquei as suas caracteristicas e propriedades, poderá relembrá-las aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/09/muffins-de-banana-e-coco.html).
 
SEMENTES DE CHIA
 
Hoje vou deixar aqui as principais propriedades e caracteristicas das sementes de chia:
A semente de chia  é um dos alimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo, a chia é oriunda do México, onde os seus  benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, apesar de que no nosso país só recentemente é que se começaram a usar.
Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3, magnésio, potássio e cálcio.
As sementes de chia são nutritivas, são energizantes, pois fornecem energia de forma rápida e duradoura, reduzem a vontade de petiscar, são de fácil digestão.
As sementes de chia contribuem para a redução do colesterol, o controle da glicémia, para a uma boa formação óssea, prevenção contra o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do nosso organismo.
Curiosidade: O povo Mexicano costuma fazer uma bebida denominada "Chia Fresca", que consiste na junção de 2 colheres de sopa de sementes de chia  a 250ml de água, agitando, obtém-se um liquido gelatinoso, ao qual se adiciona lima ou limão conforme o gosto, servindo-se bem fresquinha.

Agora a receita:
Ingredientes:
2 ovos
2 cl. sopa de queijo fresco magro (0% gordura)
1 iogurte natural magro (0% gordura)
4 cl sopa de açúcar amarelo ou mascavado (3 cl. sopa de adoçante de stevia)
1/2 chávena de chá de leite magro
1 chávena de chá de farinha de trigo integral
1 chávena de chá de farinha de trigo
1 cl. chá de fermento
1/2 chávena de chá de aveia em flocos
1/4 chávena de chá de sementes de chia
1 cl. chá de canela em pó
1 banana cortada em pequenos pedaços



Preparação:
Bata os ovos com o queijo fresco, junte o iogurte e o açúcar e continue a bater. De seguida junte as farinhas, a aveia, a chia e o fermento e continue a bater.
Corte a banana em pedaços e regue-a com um pouco de limão e polvilhe com canela.
Ponha a banana no fundo da forma (se a forma não fôr de silicone polvilhe-a com açúcar ou unte-a normalmente com manteiga e farinha), deitando por cima a massa. Vai ao forno a 180º durante aproximadamente 30 minutos. Polvilhe com canela.
BOM APETITE!


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BOLACHAS DE ALFARROBA

RECEITA DE BOLACHAS DE ALFARROBA

Olá!

Hoje, em Portugal já se sente a chegada do outono, está mais fresco, nublado e já alguns locais onde chove, o tipico outono português. Não é que eu goste muito desta estação do ano, mas também tem as suas vantagens, e é na diversidade que está a felicidade!
Por esse motivo hoje trago uma receita de bolachas de alfarroba, desde que conheci a alfarroba fiquei super fã e quando vejo alguma receita com ela, experimento logo, é claro com as devidas transformações à minha maneira.
Para verem as caracteristicas e propriedades da alfarroba cliquem aqui (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-alfarroba-ola-boa-tarde-eu-sou.html)
Espero que gostem, em casa passaram por bolachas de chocolate e desapareceram num ápice!
 
Ingredientes:
50 gr de farinha de trigo
20 gr de farinha de trigo integral
60 gr de flocos de aveia finos
20 gr de côco ralado
15 gr de farinha de alfarroba
1/4 de cl. chá de fermento
1/4 de cl. chá de bicabornato de sódio
20 ml de leite magro (para intolerantes à lactose usem leite magro de soja)
2 cl. sopa de açúcar amarelo ou mascavado (para diabéticos usem 1+ 1/2 cl. sopa de adoçante)
pitada de sal
 
 
Preparação:
Triture a aveia, toste-a ligeiramente numa frigideira e reserve.
Num recipiente misture todos os ingredientes sólidos, incluindo a aveia triturada.
Junte o leite magro e o açúcar e mexa bem (se amassa estiver muito dura acrescente um pouco de água ou leite. Ponha esta mistura em pelicula aderente e guarde no frigorifico durante 1 hora. Após retire e com o rolo estenda a massa e deixe-a com aproximadamente 3 mm de espessura, corte-a com a ajuda de forminhas para bolachas e leve ao forno pré-aquecido (180º) num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 10 minutos.
BOM APETITE!

domingo, 22 de setembro de 2013

MUFFINS DE BANANA E CÔCO

RECEITA DE MUFFINS DE BANANA E CÔCO

Olá!

O outono chegou, mas não se preocupem, as receitas vão continuar, agora vou tentar trazer receitas mais "pesadas", ou seja mais fortes e que tenham alimentos que nos ajudem a combater "as doenças" próprias do outono.
Esta experiência, do blog,  tem sido muito enriquecedora para mim, fez-me ver a vida de outro modo, de uma maneira mais positiva, fez-me voltar a ganhar o gosto pela cozinha, pelas experiências culinárias e o gosto pela transformação das receitas, depois de de muito ler e experimentar, já sou capaz de transformar algumas receitas muito calóricas em versões mais saudáveis e leves.
Tem sido também muito gratificante ver que há pessoas que gostam das minhas receitas, e que com isto possa contribuir para uma vida melhor, mais saudável, dessas pessoas.
Fica aqui o meu agradecimento a todos os meus leitores, por continuarem a ver o meu blog e experimentarem as minhas receitas.
Obrigada a todos!

A pensar no outono e no tempo mais frio trago hoje uma rceita de muffins de banana e côco, esta foi uma receita que descobri algures na net e que mais uma vez alterei e transformei numa versão mais saudável e que acreditem continua saborosa.

A BANANA
A banana é um fruto da bananeira, é originária do sudeste da Ásia, atualmente é cultivada praticamente em todas as regiões tropicais.
A banana é um fruto rico em carbono que se transforma à medida que amadurece, primeiro sob forma de amido e que depois se  converte em frutose, glucose e sacarose, que são rapidamente assimiláveis.
A banana contém flúor, potássio, magnésio, sendo por isso indicada para desportistas, é rica também em  manganês, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce  e as doenças cardiovasculares, é fonte de vitaminas B2, B6, B9 , contém  e vitamina C que ajuda a combater os radicais livres.
A banana quando consumida madura tem um efeito laxativo, fortalece os ossos e o sistema nervoso.
Devido às sua cracteristicas a banana ajuda no combate à acidez do estômago, úlceras e colite, ao raquitismo, à hipertensão, à trombose coronária, à diarreia , à prevenção da arteriosclerose, à insuficiência renal, à hemorragia hemorroidal, reumatismo, gota, ureia e artritismo.
 
Dica: A banana é rica em hidratos e carbono por esse motivo não é recomendada para aos diabéticos.
 
Todas as caracteristicas e propriedades do côco podem ver aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/08/bolo-de-alfarroba-e-coco.html)
 
Agora a receita:
 
Ingredientes (12 unidades):
200 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de trigo integral
2 cl. chá de fermento
4 cl sopa de açúcar amarelo ou mascavado (3 cl. sopa de adoçante stevia)
1 banana partida aos pedaços pequenos
50 gr de côco ralado (procurar aquele que tem menos teor de açúcar adicionado)
1 cl. sobremesa de essência de baunilha
2 ovos
100 gr de iogurte natural magro (0% gordura)
100 ml de leite magro
120 ml de água
pitada de canela
 
 
Preparação:
Misture as farinhas com o açúcar e o fermento. Noutro recipiente misture os ovos, o iogurte, o leite, a água e a essência de baunilha e bata bem. De seguida junte os ingredientes liquidos aos sólidos e misture bem, por fim acrescente o côco ralado, a banana partida, e a canela envolva bem e ponha esta massa em forminhas para queques e leve ao forno a 180º durante aproximadamento 25 minutos
BOM APETITE!
 
 
 
 

OUTONO



 OUTONO




Hoje dia 22 de setembro começa o outono. 
O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno, caracteriza-se pela descida das temperaturas e pelo amarelar e queda das folhas das árvores.
É também no outono que a nossa vida quotidiana volta à normalidade, acabam as férias, a praia, as festas e romarias, etc, recomeçamos os nossos trabalhos, os nossos filhos iniciam a escola e tudo volta a ser uma rotina, por esses motivos e aliados ao facto de o outono ser uma estação mais fria e cinzenta, em que a luz solar está cada vez menos presente, é tempo também de depressões, as pessoas ficam mais tristes e stressadas, mais desanimadas e isso reflete-se na sua saúde.



Em Portugal os alimentos característicos desta estação do ano são, as abóboras, os espinafres, as nabiças,  as castanhas, os frutos silvestres como as amoras, mirtilos, etc, os diospiros, as romãs e outros tantos, são alimentos que a natureza nos dá e que são ricos em vitaminas e minerais e que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário, dando-nos a vitalidade e bom humor necessários para que de uma forma natural, possamos  combater as "doenças" próprias desta estação.
Uma alimentação saudável, alidada à prática de exercicio fisico podem ser fortes aliados no combate a estas "doenças". Aproveite tudo o que a natureza nos dá!
Votos de um bom outono, cheio de pensamentos positivos, esperança, força, coragem e determinação!

Carla Conde


 
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

BOLO DE COURGETTE

RECEITA DE BOLO DE COURGETTE

Olá!

Deixo aqui mais uma receita saudável, apetitosa e que pode ser apreciada, mesmo para quem está de dieta, pois contém poucas calorias.
A courgette é daqueles ingredientes que pensamos ser só para a sopa ou para pratos salgados, antes de iniciar estas minhas pesquisas, nunca eu imaginava que a courgette serviria para tanta coisa, é um ingrediente barato e cheio de propriedades benéficas para o bom funcionamento do nosso organismo, aliado ao facto de que a courgette contém muito poucas calorias.
Como habitualmente deixo-vos aqui as suas propriedades: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/08/bolinhos-de-courgette.html)

Ingredientes:
100 gr de courgette s/ casca ralada
1 maçã média ralada
4 cl. sopa de açúcar amarelo ou mascavado (3 cl. sopa de adoçante de stevia)
1 ovo
60 ml de leite magro
60 ml de água
100 gr de farinha de trigo
90 gr de farinha integral
1 pitada de sal fino
1/2 cl. chá de bicabornato de sódio
1/4 cl. chá de fermento
1 cl. chá de canela
raspa de 1 limão



Preparação:
Ralar a courgette e a maçã, misturar com o açúcar, o ovo, a água e o leite e bater bem. Num recipiente à parte misture os ingredientes secos e de seguida junte-os à anterior mistura e envolva bem por fim junte a raspa de limão envolvendo bem. Coloque esta massa numa forma e leve ao forno a 180º durante aproximadamente 45 minutos.
BOM APETITE!







segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BOLINHO HÚMIDO DE ALFARROBA COM CALDA DE CHOCOLATE

RECEITA DE BOLINHO HÚMIDO DE ALFARROBA COM CALDA DE CHOCOLATE

Olá!

Esta receita é deliciosa, até os mais gulosos a apreciaram, são bolinhos fáceis e rápidos de executar e que ficam deliciosos.
Apesar do sabor, que é muito bom, são pouco calóricos e podem fazer parte de uma sobremesa extra na semana, mesmo para quem está de dieta, pois contém menos de 190 Kcal por 100 gr.
São de alfarroba, o chamado chocolate magro, cujas caracteristicas e propriedades já publiquei neste blog aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-alfarroba-ola-boa-tarde-eu-sou.html) .

Ingredientes:
6 cl. sopa de farinha d alfarroba
11 cl. sopa de leite em pó magro
3 cl. sopa de adoçante de stevia (5 cl. sopa de açúcar amarelo ou mascavado)
4 ovos
1 cl. sopa de chocolate em pó magro
50 gr de chocolate para culinária com 70% cacau
8 cl.  sopa água quente




Preparação:

Misture 9 cl de sopa de leite em pó com a alfarroba e o adoçante. Bata os ovos e junte-os aos ingredientes secos, misturando bem. Coloque 3 cl. sopa desta massa numa forma para cupcakes e leve  ao forno a 180º durante aproximadamente 4 minutos.
Entretanto prepare a calda, colocando num tacho 2 cl. sopa de leite em pó, 1 cl. sopa de chocolate em pó magro e o chocolate partido em pedaços e a água quente, misture bem, e em lume brando deixe engrossar.
Entretanto retire os bolinhos do forno e despeje esta clada por cima de cada um deles.
Estes bolinhos devem ser consumidos quentinhos (apesar de que eu também os comi depois de frios e estavam igualmente bons).
BOM APETITE!

domingo, 15 de setembro de 2013

BOLO DE CENOURA, ALFARROBA E SEMENTES DE PAPOILA

RECEITA DE BOLO DE CENOURA, ALFARROBA E SEMENTES DE PAPOILA

Olá!
Quando vi esta receita, achei que não iria gostar, mas mais uma vez enganei-me é deliciosa, e quem o provou também me transmitiu isso.
Não é uma receita minha, mas como habitualmente procedi a várias alterações, por isso faz dela um original.
Contém vários ingredientes saudáveis e naturais, tais como a cenoura, a alfarroba (de que já vos falei anteriormente aqui: http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-alfarroba-ola-boa-tarde-eu-sou.html) e as sementes de papoila.

A CENOURA
Originária do Afeganistão, a cenoura crua ou cozinhada, é um  legume nutritivo que favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas deste legume, contribuindo para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
A melhor forma de comer a cenoura é crua, ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é ótimo para curar bronquites.
Para as crianças a cenoura é essencial pois é eficiente contra o crescimento retardado, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.
A cenoura é ainda anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.Fonte de vitamina E, que tem uma importante acção antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.
Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, e o seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.
AS SEMENTES DE PAPOILA
As sementes de papoila são ricas em proteínas, hidratos de carbono, fibras, gorduras poli-insaturadas (as boas), vitamina B9, vitamina E, sais minerais, cálcio, ferro e manganésio.
As sementes de papoila são obtidas da papoila, de onde também são obtidos o ópio e a morfina, logo são excelentes sedativos, e um excelente tratamento para as insónias, em alguns locais é feita também uma pasta com estas sementes, sendo usada como creme hidratante.


A RECEITA:

Ingredientes:
4 gemas + 4 claras batidas em castelo
1 iogurte natural magro 0% gordura (para intolerantes à lactose substituir por iogurte natural magro de soja)
3 cl. sopa de água morna
4 cl. sopa de açúcar amarelo (3 cl. sopa de adoçante)
1 + 1/2 chávena de chá de farinha de trigo
1/2 chávena de chá de farinha integral
2 cl. chá de fermento
1 cl. de sopa de farinha de alfarroba
sementes de papoila q.b
2 cenouras cruas descascadas e raladas

Preparação:
Bater bem as gemas com o açúcar, ou adoçante, juntar o iogurte magro, a água morna, as farinhas de trigo e trigo integral, o fermento, as claras batidas em castelo e por fim as cenouras raladas. Dividir esta massa em dois recipientes um fica com 3/4 e o outro com 1/4. Ao recipiente que fica com 1/4 da massa juntar a farinha de alfarroba e mexer bem.Numa forma colocar primeiro os 3/4 da massa e depois juntar a de 1/4, polvilhar com sementes de papoila e levar ao forno a 180 graus durante aproximadamente 25 minutos.
BOM APETITE!


 


FRANGO ASSADO COM SEMENTES DE SÉSAMO

RECEITA DE FRANGO ASSADO COM SEMENTES DE SÉSAMO

Olá!

Eu sei que estou em falta, já há algums dias que não publico nenhuma receita, mas para compensar hoje vou publicar várias.
Experimentei esta receita em casa de uma tia minha, quando a visitei, ela fez este prato e eu achei fantástico, pedi-lhe a receita e procedi a algumas alterações (o que aliás faço sempre, já se tornou um hábito).É uma receita diferente do habitual e muito saborosa, leva sementes de sésamo que são fenomenais e dão um sabor crocante ao frango.
Como já é habitual nas minhas últimas receita, vou-vos descrever um pouco das propriedades essenciais das sementes de sésamo (ou gergelim). 

SEMENTES DE SÉSAMO


Pensa-se que as sementes de sésamo foram cultivadas pela primeira vez nas regiões tropicais existentes em todo mundo e remontam aos tempos pré-históricos.
As sementes de sésamo são utilizadas na produção de óleo e como condimento.
Curiosidade:Acreditava-se que a Índia foi a região onde estas sementes tiveram a sua origem e são mesmo referidas em lendas hindus antigas. Nestas lendas são contadas histórias em que as sementes de sésamo são um símbolo da imortalidade. A partir da Índia, as sementes de sésamo foram introduzidas em todo o Médio Oriente, na África e na Ásia.Segundo uma lenda assíria, quando os deuses se reuniram para criar o mundo, beberam vinho feito a partir de sementes de sésamo.


As sementes de sésamo são uma fonte muito rica em manganês e cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco e fibra alimentar, sesamina e a sesamolina, lignanas, fibras estas benéficas, estando provado que têm um efeito de redução do colesterol nos seres humanos, e que evitam a tensão alta, assim como  protegem o fígado contra danos oxidativos.
Devido a conterem zinco, as sementes de sésamo auxiliam na redução da dor e do inchaço provocado pela artrite reumatóide, no combate à osteoporose e é também essencial para o aumento da resistência e a elasticidade dos vasos sanguíneos, dos ossos e das articulações.
A dose de magnésio contida nas sementes de sésamo ajuda também na prevenção de espasmos das vias aéreas e na asma e na redução da tensão arterial.
O cálcio ajuda a prevenir o cancro do cólon, a osteoporose, enxaquecas e tensão pré-menstrual, a perda  óssea ocorrida durante a menopausa.
 
Frango assado:
Ingredientes para 4 pessoas:
1 frango limpo de peles e partido em pedaços
sementes de sésamo q.b
sumo de limão
sal. pimenta, caril, estragão
1 folha de louro
2 dentes de alho
água q.b
 
 
Preparação:
 
Parta o frango em pedaços, retire as peles e tempere com sal, pimenta, caril, estragão, louro, os dentes de alho picados e o sumo de limão, deixe marinar durante aproximadamente 30 minutos.
Retire o frango da marinada e passe-o pelas sementes de sésamo, até ficar completamente coberto, disponha-o numa assadeira e regue-o com o liquido da marinada (se achar que é pouco ponha um pouco de água) e leve ao forno a assar. Sirva com batata assada e salada.
 
Batata assada:
Ingredientes para 4 pessoas:
8 batatas médias partidas em cubos grandes
sal, pimenta, caril
1 folha de louro
salsa ou coentros a gosto
1 folha de louro
1 cebola cortada às rodelas
1 dente de alho
vinho branco e água q.b
1 cl. de sobremesa de azeite
 
Preparação:
Descasque e parta as batatas, tempere-as com sal, pimenta e caril. Numa assadeira ponha uma camada de cebola, cortada às rodelas, o alho picado e a folha de louro e a salsa ou coentros (conforme o gosto), junte as batatas e rgue com o vinho branco, a água e o azeite e leve ao forno a assar.
Ficam deliciosas e saudáveis.
BOM APETITE!
 
 
 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BOLO DE PÊRA SEM GLUTEN

RECEITA DE BOLO DE PÊRA SEM GLUTEN


Olá!

Hoje trago uma receita dedicada aos celíacos, uma doença que infelizmente muitas pessoas padecem e que ainda não é muito conhecida, inclusivé por mim.
Eu tive conhecimento desta doença através de uma amiga, que infelizmente é celíaca, e me explicou o que é a doença e quais são as limitações que essa doença impõe à vida dela.
Embora eu não seja celíaca, decidi fazer esta receita, para provar que todos as pessoas, que por um  motivo ou outro, tenham de fazer uma alimentação diferente, o possam fazer de uma maneira saborosa e acessível e que a possam partilhar com toda a familia e amigos.
Para que conheçam melhor esta doença junto uma breve explicação:
 
A DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca é causada pela intolerância ao gluten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, incluindo todos os produtos transformados que contenham vestigios destes cereias, que provocam dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
A doença celíaca  só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente associados a outras doenças, normalmente manifesta-se em crianças até um ano de idade, mas em alguns casos só e manifesta na idade adulta, podendo afetar individuos do sexo masculino ou feminino.
O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida.
 
Ingredientes:
6 cl. sopa de farinha de arroz
3 cl. sopa de adoçante
4 pêras descascadas e partidas em gomos fininhos
3 ovos
2 cl. chá de vinho do Porto
240 ml. de leite magro (para intolerantes à lactose podem usar leite de soja magro)
 



 
 
Preparação:
Bata as claras em castelo e reserve.
Misture a farinha de arroz com o adoçante, junte as gemas, o leite e o vinho do Porto e bata bem.
Por fim junte as claras batidas em castelo, delicadamente.
Numa forma ponha as pêras descascadas e laminadas e deite por cima massa anteriormente preparada e leve ao forno (parte superior do forno) a 180º durante aproximadamente 25 minutos.
Depois de pronta, deixe arrefecer e desenforme, após guarde no frigorífico. Sirva frio.
BOM APETITE!
 
 

BOLACHAS SAUDÁVEIS DE LARANJA E CANELA

RECEITA DE BOLACHAS SAUDÁVEIS DE LARANJA E CANELA


Olá!

Mais uma vez trago uma receita de bolachas, pois tenho sentido necessidade de alterar os meus lanches, passando a ter mais diversidade nas escolhas, então decidi explorar as receitas de bolachas, mas a maior parte das receitas para bolachas leva muita manteiga e na minha dieta as manteigas e outras gorduras menos saudáveis estão proibidas, o que se torna num grande problema, que ingrediente utilizar para substituir as ditas gorduras, podia utilizar o azeite, mas continua a ser uma gordura, embora seja uma gordura saudável, nesta receita em particular substituí por leite magro, uma vez que a quantidade de gordura na receita era muito pouca.
Mais uma vez optei por uma receita que inclui fruta, pois a fruta faz muito bem à saúde e além disso melhora o sabor (em termos de açúcar) da receita e evita-se a junção de mais açúcar ou adoçante à receita. Nesta em particular usei a laranja, dá-lhe um efeito fresco e delicioso e além de tudo esta fruta contém muitas propriedades úteis ao bom funcionamento do nosso organismo, como podem comprovar pela descrição dessas propriedades já publicadas por mim anteriormente e que podem consultar aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/08/bolo-gelado-de-laranja-e-merengue.html).
Espero que gostem desta receita.

Ingredientes:
2 cl. sopa de adoçante de Stevia (ou 4 cl. sopa de açúcar amarelo ou mascavado)
1 chávena de chá de farinha de trigo
2 chávenas de chá de farinha integral
1 cl. chá de fermento
1 ovo
raspa e sumo de 1 laranja grande
1 cl. sopa de leite magro
1 pitada de canela


Preparação:

Misture todos os ingredientes secos e depois adicione o ovo e o leite e amasse bem, após junte a raspa e sumo de laranja e uma pitada de canela e amasse outra vez, até ficar uma massa homogénea.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo até que fique com a espessura de 3 ou 4 mm, corte as bolachas com um corta massas num formato à escolha e leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal a 180º durante 20 minutos. Quando estiverem prontas disponha-as sobre uma rede até arrefecerem e guarde-as em caixas herméticas.
BOM APETITE!

domingo, 1 de setembro de 2013

BOLACHAS DE LIMÃO

RECEITA DE BOLACHAS DE LIMÃO

Olá!

Aqui está mais uma receita de umas bolachinhas, ficaram muito boas e pouco calóricas, e como as fiz com farinha de mandioca, junto aqui as suas propriedades:

A MANDIOCA

A mandioca é um alimento de alto valor energético e bastante nutritivo: 100g de mandioca possui cerca de 150 calorias. A raiz também é rica em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C e do complexo B, óleos essenciais e proteínas.
A principais funções da mandioca são as cicatrizantes,  diuréticas, antissépticas e emolientes, sendo que a mandioca é utilizada no tratamento de feridas, diarreia, desinteria, inflamações em geral, cansaço e nas insônias.
A mandioca é apropriada para celíacos, pois é isenta de gulten.


Ingredientes:
100 gr de farinha de mandioca
90 gr de farinha de trigo
30 gr de farinha de trigo integral
30 gr de farinha maizena
70 gr de açúcar amarelo (35 gr de adoçante stevia)
raspa de 1 limão
50 gr de queijo creme
1 dl de leite magro


Preparação:
Misture as farinhas e o açúcar (ou adoçante), adicione a raspa de limão, o queijo creme e o leite, com a ajuda das mãos bata bem a mistura. Após reserve durante 30 minutos.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo, até que a massa fique com 4 cm de espessura, corte bolachinhas e leve-as ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante aproximadamente 20 minutos.
Depois de prontas, retire-as e ponha-as sobre uma rede até arrefecerem. Depois guarde-as numa caixa hermética.
BOM APETITE!

BOLINHOS DE CÔCO COM CHOCOLATE

RECEITA DE BOLINHOS DE CÔCO COM CHOCOLATE

Olá!

Eu gosto muito de côco, e então pesquiso todas as receitas que vejo com côco, descobri esta, que decidi experimentar, que apara além de não ser muito calórica, também não faz mal a quem tem níveis de colesterol elevados, pois não leva as gemas dos ovos.
Como já vos falei anteriomente (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/08/bolo-de-alfarroba-e-coco.html ) o côco apesar de muito calórico, é também muito benéfico para o nosso organismo por isso deliciem-se à vontade.
Com as gemas que sobram desta receita podem fazer um bom leite creme, cuja receita está neste blog: http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/05/leite-creme-light-ola-bom-dia-todas-as.html
Aqui fica a receita, espero que gostem, cá em casa "voaram".

Ingredientes:
2 claras de ovo
100 gr de côco ralado
3 cl. sopa de açúcar amarelo (2 cl. sopa de adoçante de stevia)
1/2 cl. chá de essência (ou aroma) de baunilha
100 gr de chocolate para culinária 70% cacau e 0% açúcar
2 cl. sopa de leite magro




Preparação:
Misture o açúcar, ou adoçante com as claras e a essência de baunilha e bata bem até obter claras em castelo. Após junte o côco ralado, envolvendo bem. Faça pequenas bolinhas e ponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180º durante aproximadamente 15 minutos.
Entretanto derreta o chocolate em banho maria, juntamente com o leite. Quando retirar os bolinhos do forno, depois de prontos, deixe-os arrefecer um bocadinho e após passe a parte de baixo por chocolate e guardando-os no frigorifico, até o chocolate solidificar. Após pode servir os bolinhos.
BOM APETITE!

BOLO DE MEL ZEBRA

RECEITA DE BOLO DE MEL ZEBRA

Olá!

Aqui está uma receita cheia de ingredientes saudáveis, que eu não imaginava que juntos dariam uma receita tão boa.
O único adoçante deste bolo é o mel (este que eu tenho em casa foi produzido por um amigo nosso) autêntico e natural cheio de propriedades maravilhosas.
Como tem sido habitual, quando uso um ingrediente saudável e natural, deixo aqui as suas principais propriedades e características:
 
O MEL
 
O mel contém cálcio e fósforo (necessários para a formação e manutenção de dentes saudáveis), sódio, potássio, magnésio e ferro. É  recomendado nos tratamentos de casos de anemia, asma, broncopneumonia, bronquite, gripe, rouquidão, tosse e até deficiências cardíacas. Ao contrário do açúcar refinado, utilizado como adoçante mas que facilita o acumular de gorduras, o mel ajuda a eliminar as toxinas favorecendo a digestão, como bactericida, o mel tem virtudes laxativas, melhorando significativamente o trânsito intestinal. É um excelente tonificante dos músculos, tecidos, nervos e órgãos em geral. Todos os que o ingerem com frequência, podem beneficiar de uma resistência acrescida a doenças infecciosas, além disso é um óptimo revigorante para pessoas cansadas e nervosas.
O mel é recomendado para pessoas que praticam desporto pois trata com sucesso caíbras, é anti- espasmódico e sedativo, tonifica a pele e os músculos.
Pode também ser utilizado na parte externa do nosso corpo sendo um bom hidratante para pele e cabelo, acelera a cicatrização das feridas e queimaduras.
 
Curiosidade:São surpreendentes os valores vitamínicos do mel, tomando como exemplo um quilo de mel, o mesmo é  equivalente a 50 ovos, 25 bananas, seis litros de leite, três quilos de peixe, cinco quilos de maçãs, 40 laranjas, 900 gramas de cenoura ou cinco quilos de ervilhas.
 
Ingredientes:
Bolo:
3 ovos
2 cl. sopa de mel
2 col. sopa de queijo creme magro
1/2 chávena chá de farinha de trigo
1/4 chávena chá de farinha de trigo integral
2 cl. sopa de farinha maizena
2 cl. sopa de achocolatado light (0% açúcar)
1 cl. sopa de cacau em pó magro
1 cl. café de canela
1 pitada de noz moscada
3 gotas de essência de baunilha
1 cl. sopa de fermento
Cobertura:
100 gr de chocolate para culinária 70% cacau e 0% açúcar
2 cl. sopa de leite magro
iogurte natural magro q.b
 
 
Preparação:
Bolo:
Misture os ovos com o mel, o queijo creme e bata bem. Adicione os restante ingredientes e continue a bater, por último junte o fermento delicadamente. Ponha numa forma e leve ao forno a 180º durante 20 minutos.
Cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria juntamente com o leite, até ficar uniforme.
Cubra o bolo com o chocolate e enfeite com pequenos riscos de iogurte natural magro.
BOM APETITE!