quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BOLO DE BAGAS DE GOJI

RECEITA DE BOLO DE BAGAS DE GOJI

Olá!

Esta receita resultou de uma busca exeustiva na internet de receitas com bagas de goji, pois são umas bagas muito nutritivas e saborosas e eu só as utilizava em pequenos lanches a acompanhar fruta ou iogurte, mas encontrei esta que vos vou mostrar já a seguir, que ficou muito saborosa. Confesso que fiquei muito surpreendida com o resultado, é um bolo maravilhoso, experimentem, pois as bagas de goji são um excelente alimento, é uma fruta originária dos Himalaias, Norte da China e Tibete e embora neste países já seja usado há milhares de anos, no ocidente só há pouco tempo é que começou a ser investigado e consumido,  mas apesar disso hoje em dia  pode ser adquirido em qualquer grande superficie (pelo menos aqui em Portugal).
Curiosidade: As bagas de goji são chamadas as happy berry ou smiling berry, pois têm a propriedade de fazer rir e sorrir durante o dia todo.

AS BAGAS DE GOJI

 As bagas de goji têm um enorme valor nutricional, contêm 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais, contêm 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio, com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente, contém grande teor de proteínas, contêm o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida, contêm 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta, contêm Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti nflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata, contêm ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, contêm Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea, contêm Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B, contêm Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína dos grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de ADN.

Entre os vários beneficios que esta pequena baga trás ao nosso organismo, destacam-se as seguintes:
- Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade;
- Promove a energia e bem-estar em geral;
- Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias;
- Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável;
- Combate a artrite;
- Baixa o colesterol;
- Equilibra os níveis de tensão arterial do sangue;
- Ajuda no processo digestivo, logo também ajuda na perda de peso;
- Melhora os níveis de insulina nos diabéticos;
- Melhora as cataratas, a visão turva e a audição;
- Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins;
- Fortalece os ossos e os tendões, deve ser consumido por desportistas;
- Mantém um sistema nervoso saudável;
- Protege a pele dos danos causados pelo sol;
- Aumenta a líbido e o desempenho sexual;
- Promove a fertilidade.

Nota: A dose diária recomendada é de 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Ingredientes:
2 copos de nozes picadas
3 maçãs médias descascadas e  picadas
1/2 chávena de chá de bagas de goji hidratadas com água por 30 minutos
3/4 copo de farinha de trigo
1/4 farinha de trigo integral
1 copo mal cheio de açúcar (1/2 copo de adoçante de stevia)
1 cl. de chá de bicabornato de sódio
4 ovos
1 cl. chá de canela em pó
1 cl. chá de fermento em pó



Preparação:
Bata os ovos com o açúcar (ou adoçante) bem batidos até dobrarem de volume, junte as farinhas, o bicabornato de sódio o fermento e a canela e continue a bater. De seguida junte delicadamente a maçã picada, as nozes picadas e as bagas de goji, já previamente hidratadas. Ponha esta mistura numa forma e leve ao forno até cozer.
Fica excelente, e além disso é uma receita que nos fornece ácidos-graxos poli-insaturados, ómega 3, selênio, carotenoides e antioxidantes (um verdadeiro medicamento natural).
BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário