segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PURÉ DE LEGUMES COM CARNE PICADA FINGIDA

RECEITA DE PURÉ DE LEGUMES COM CARNE PICADA FINGIDA

Olá!

Esta receita surgiu com a ideia de um dia por semana fazer um prato vegetariano, ou seja, sem carne nem peixe, não é que eu seja vegetariana, nem o tente ser, mas de vez em quando gosto de experimentar coisas novas e esta é uma delas.
Este preto é uma invenção minha e resulta de uma junção de vários legumes da época que eu tinha em casa, alidado à soja.
 
 SOJA
 

A proteína de soja é uma proteína completa de alta qualidade, com vários benefícios para a saúde. Entre os benefícios mais notáveis da soja estão seus efeitos na redução dos níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas. Além disso, a soja é a única fonte de proteína vegetal amplamente disponível, que é considerada uma fonte de proteína completa, ou seja, comparável em qualidade à proteína da carne, do leite e dos ovos. A proteína de soja pode ter uma função no controlo do peso, promovendo a saciedade.
Na alimentação infantil, os alimentos à base de soja podem ser  a fonte principal de proteína pois eles contêm todos os aminoácidos essenciais, e muitos alimentos são fortificados com vitaminas e minerais.



Ingredientes:
Puré:
1 batata
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1/2 courgette
sal e pimenta q.b
leite magro q.b.

Preparação:
Coza a batata, com a cebola, o dente de alho, a cenooura e a courgette descascada, tempere com sal e pimenta. Quando estiver cozida, coe e passe a varinha mágica, transformando a mistura em puré, de seguida ponha no lume outra vez juntando um bocadinho de leite, mexendo sempre, durante aproximadamente 3 minutos. Está pronto a servir, pode servir de acompanhamento a vários pratos.

Ingredientes:
Carne picada fingida:
200 gr de soja fina
1 pimento vermelho cortado em juliana
1/2 courgette fatiada
1/2 beringela fatiada
1 cenoura às rodelas
250 gr de cogumelos laminados
1 tomate maduro s/ pele e sementes
1 cebola picada
1 dente de alho picado
vinho branco q.b
1 cl. sopa de azeite
sal, pimenta, orégãos, tomilho a gosto
1 folha de louro
ramo de salsa e coentros


Preparação:
Numa panela coloque a soja com água e leve a ferver durante dois minutos. Retire e coe. Reserve.
Num tacho ponha a cebola picada, o alho, salsa picada e o azeite. Acrescente  o pimento vermelho, a courgette, a beringela, a cenoura, os cogumelos cortados, o tomate, o vinho branco os temperos e o raminho de salsa e coentros, deixe apurar e cozer os legumes. Após junte a soja previamente fervida e deixe apurar durante mais 15 minutos e sirva. Fica muito bem e substitui prefeitamente a carne.
BOM APETITE!



Sem comentários:

Enviar um comentário