domingo, 1 de setembro de 2013

BOLO DE MEL ZEBRA

RECEITA DE BOLO DE MEL ZEBRA

Olá!

Aqui está uma receita cheia de ingredientes saudáveis, que eu não imaginava que juntos dariam uma receita tão boa.
O único adoçante deste bolo é o mel (este que eu tenho em casa foi produzido por um amigo nosso) autêntico e natural cheio de propriedades maravilhosas.
Como tem sido habitual, quando uso um ingrediente saudável e natural, deixo aqui as suas principais propriedades e características:
 
O MEL
 
O mel contém cálcio e fósforo (necessários para a formação e manutenção de dentes saudáveis), sódio, potássio, magnésio e ferro. É  recomendado nos tratamentos de casos de anemia, asma, broncopneumonia, bronquite, gripe, rouquidão, tosse e até deficiências cardíacas. Ao contrário do açúcar refinado, utilizado como adoçante mas que facilita o acumular de gorduras, o mel ajuda a eliminar as toxinas favorecendo a digestão, como bactericida, o mel tem virtudes laxativas, melhorando significativamente o trânsito intestinal. É um excelente tonificante dos músculos, tecidos, nervos e órgãos em geral. Todos os que o ingerem com frequência, podem beneficiar de uma resistência acrescida a doenças infecciosas, além disso é um óptimo revigorante para pessoas cansadas e nervosas.
O mel é recomendado para pessoas que praticam desporto pois trata com sucesso caíbras, é anti- espasmódico e sedativo, tonifica a pele e os músculos.
Pode também ser utilizado na parte externa do nosso corpo sendo um bom hidratante para pele e cabelo, acelera a cicatrização das feridas e queimaduras.
 
Curiosidade:São surpreendentes os valores vitamínicos do mel, tomando como exemplo um quilo de mel, o mesmo é  equivalente a 50 ovos, 25 bananas, seis litros de leite, três quilos de peixe, cinco quilos de maçãs, 40 laranjas, 900 gramas de cenoura ou cinco quilos de ervilhas.
 
Ingredientes:
Bolo:
3 ovos
2 cl. sopa de mel
2 col. sopa de queijo creme magro
1/2 chávena chá de farinha de trigo
1/4 chávena chá de farinha de trigo integral
2 cl. sopa de farinha maizena
2 cl. sopa de achocolatado light (0% açúcar)
1 cl. sopa de cacau em pó magro
1 cl. café de canela
1 pitada de noz moscada
3 gotas de essência de baunilha
1 cl. sopa de fermento
Cobertura:
100 gr de chocolate para culinária 70% cacau e 0% açúcar
2 cl. sopa de leite magro
iogurte natural magro q.b
 
 
Preparação:
Bolo:
Misture os ovos com o mel, o queijo creme e bata bem. Adicione os restante ingredientes e continue a bater, por último junte o fermento delicadamente. Ponha numa forma e leve ao forno a 180º durante 20 minutos.
Cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria juntamente com o leite, até ficar uniforme.
Cubra o bolo com o chocolate e enfeite com pequenos riscos de iogurte natural magro.
BOM APETITE!
 
 
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário