quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BOLO DE PÊRA SEM GLUTEN

RECEITA DE BOLO DE PÊRA SEM GLUTEN


Olá!

Hoje trago uma receita dedicada aos celíacos, uma doença que infelizmente muitas pessoas padecem e que ainda não é muito conhecida, inclusivé por mim.
Eu tive conhecimento desta doença através de uma amiga, que infelizmente é celíaca, e me explicou o que é a doença e quais são as limitações que essa doença impõe à vida dela.
Embora eu não seja celíaca, decidi fazer esta receita, para provar que todos as pessoas, que por um  motivo ou outro, tenham de fazer uma alimentação diferente, o possam fazer de uma maneira saborosa e acessível e que a possam partilhar com toda a familia e amigos.
Para que conheçam melhor esta doença junto uma breve explicação:
 
A DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca é causada pela intolerância ao gluten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, incluindo todos os produtos transformados que contenham vestigios destes cereias, que provocam dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
A doença celíaca  só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente associados a outras doenças, normalmente manifesta-se em crianças até um ano de idade, mas em alguns casos só e manifesta na idade adulta, podendo afetar individuos do sexo masculino ou feminino.
O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida.
 
Ingredientes:
6 cl. sopa de farinha de arroz
3 cl. sopa de adoçante
4 pêras descascadas e partidas em gomos fininhos
3 ovos
2 cl. chá de vinho do Porto
240 ml. de leite magro (para intolerantes à lactose podem usar leite de soja magro)
 



 
 
Preparação:
Bata as claras em castelo e reserve.
Misture a farinha de arroz com o adoçante, junte as gemas, o leite e o vinho do Porto e bata bem.
Por fim junte as claras batidas em castelo, delicadamente.
Numa forma ponha as pêras descascadas e laminadas e deite por cima massa anteriormente preparada e leve ao forno (parte superior do forno) a 180º durante aproximadamente 25 minutos.
Depois de pronta, deixe arrefecer e desenforme, após guarde no frigorífico. Sirva frio.
BOM APETITE!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário