quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BOLACHAS SAUDÁVEIS DE LARANJA E CANELA

RECEITA DE BOLACHAS SAUDÁVEIS DE LARANJA E CANELA


Olá!

Mais uma vez trago uma receita de bolachas, pois tenho sentido necessidade de alterar os meus lanches, passando a ter mais diversidade nas escolhas, então decidi explorar as receitas de bolachas, mas a maior parte das receitas para bolachas leva muita manteiga e na minha dieta as manteigas e outras gorduras menos saudáveis estão proibidas, o que se torna num grande problema, que ingrediente utilizar para substituir as ditas gorduras, podia utilizar o azeite, mas continua a ser uma gordura, embora seja uma gordura saudável, nesta receita em particular substituí por leite magro, uma vez que a quantidade de gordura na receita era muito pouca.
Mais uma vez optei por uma receita que inclui fruta, pois a fruta faz muito bem à saúde e além disso melhora o sabor (em termos de açúcar) da receita e evita-se a junção de mais açúcar ou adoçante à receita. Nesta em particular usei a laranja, dá-lhe um efeito fresco e delicioso e além de tudo esta fruta contém muitas propriedades úteis ao bom funcionamento do nosso organismo, como podem comprovar pela descrição dessas propriedades já publicadas por mim anteriormente e que podem consultar aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/08/bolo-gelado-de-laranja-e-merengue.html).
Espero que gostem desta receita.

Ingredientes:
2 cl. sopa de adoçante de Stevia (ou 4 cl. sopa de açúcar amarelo ou mascavado)
1 chávena de chá de farinha de trigo
2 chávenas de chá de farinha integral
1 cl. chá de fermento
1 ovo
raspa e sumo de 1 laranja grande
1 cl. sopa de leite magro
1 pitada de canela


Preparação:

Misture todos os ingredientes secos e depois adicione o ovo e o leite e amasse bem, após junte a raspa e sumo de laranja e uma pitada de canela e amasse outra vez, até ficar uma massa homogénea.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo até que fique com a espessura de 3 ou 4 mm, corte as bolachas com um corta massas num formato à escolha e leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal a 180º durante 20 minutos. Quando estiverem prontas disponha-as sobre uma rede até arrefecerem e guarde-as em caixas herméticas.
BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário