quinta-feira, 17 de outubro de 2013

BOLO DE ABÓBORA E CHOCOLATE

RECEITA DE BOLO DE ABÓBORA E CHOCOLATE


Olá!

Esta semana vou dedicar as minhas receitas à abóbora, um alimento muito rico em nutrientes e pobre em calorias. E que fica delicioso em receitas doces, como esta que vos trago, dá um sabor especial e os bolos ficam mais húmidos, ficam deliciosos.
Como sempre as minhas "cobaias" cá de casa provaram e aprovaram a receita.
Como já vai sendo habitual vou descrever algumas das propriedades nutricionais da abóbora:
 
A ABÓBORA

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes, tem 10 Kcal por 100 gr, as baixas calorias são devidas ao facto da abóbora ser constituída essencialmente por água. Por 100 gr a abóbora é constituída por  Proteínas: 0.3g, Lípidos: 0.2g,  Glícidos: 1.7g,  Fibras: 0.7g,  Vit. B1: 10μg,  Vit. B2: 7μg,  Vit. B3: 0.5mg, Vit. C: 12mg, Cálcio: 25mg,  Ferro: 0.1mg e fósforo: 20mg.
A abóbora tem imensas propriedades terapêuticas e toda a abóbora pode ser utilizada, desde a casca até às sementes, é daquelas verduras em que tudo pode ser utilizado, zero desperdício.
Polpa de Abóbora
Entre outras a abóbora previne os cancros do pulmão, estômago, intestino, próstata e do colo do útero, a abórora tem também um efeito calmante, é diurética, refrescante, emoliente, depurativa, fortificante, adstringente, laxante, tónica, alcalinizante, vermífuga, fortalece a visão, ajuda a baixar a febre, ajuda no tratamento das erupções cutâneas, da icterícia, de queimaduras, do reumatismo, da gota, de úlceras e das hemorróidas, tumores, hidropisia, nos problemas renais, nas doenças da bexiga, problemas pulmonares, problemas cardiovasculares e circulatórios, ajuda no desenvolvimento corporal, na diarréia e gases, na prisão de ventre.
As sementes são também muito nutritivas, além de servirem também de aperitivo (bastante delicioso), reduzindo as taxas de colesterol e triglicérideos e da tensão alta, ajudam na atividade intestinal,  combate o envelhecimento precoce deixando pele e cabelos mais bonitos.
 
Agora a nossa receitinha:
 
Ingredientes:
1/4 de chávena de chá de côco ralado sem açúcar
1 pitada de sal
1/2 cl. de chá de bicabornato de sódio
1 cl. de chá de canela em pó
4 ovos
3 cl. de sopa de açúcar amarelo ou mascavado (2 cl. sopa de adoçante de stevia)
1 chávena de chá de puré de abóbora (cozer a abóbora, pô-la a escorrer e desfazer em puré)
1/2 chávena de chá de chocolate picado (70% cacau e sem açúcar)
 
 
 
Preparação:
Misture o côco com o sal, o bicabornato e a canela. Acrescente os ovos um a um, batendo sempre. Após adicione a abóbora e o açúcar e bata tudo muito bem. Por fim junte o chocolate picado e misture bem.
Coloque numa forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 30 minutos. Polvilhe com côco ralado.
Sirva fresco.
BOM APETITE!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário