terça-feira, 15 de outubro de 2013

BOLINHOS DE SAÚDE

RECEITA DE BOLINHOS DE CENTEIO, AVEIA, MEL E SEMENTES DE CHIA

Olá!

Antes de mais, quero pedir desculpas aos meus leitores, por não publicar tantas receitas como até agora, mas tenho andado bastante ocupada e como as receitas requerem testes e pesquisas, não o tenho feito com tanta regularidade. Mas prometo que vou tentar publicar mais.
Esta receita é uma conjução de bons alimentos, por isso lhe dei o nome de bolinhos de saúde, pois são bolinhos para aquelas alturas em que nos apetece errar e que não podemos, então o melhor mesmo é comer algo como isto, cheio de bons nutrientes.
Tem a aveia, que já aqui falei das suas propriedades, podendo consultá-las aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/08/bolachinhas-de-cenoura-e-aveia.html).
Tem mel, cujas caracteristicas podem ver aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/09/bolo-de-mel-zebra.html).
As sementes de chia cujas caracteristicas já indiquei aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/09/bolo-de-banana-e-chia.html).
E por fim tem o centeio, cujas caracteríticas vou descrever a seguir:

O CENTEIO
 
O centeio é uma excelente fonte de manganês e uma boa fonte de fibra alimentar, selénio, fósforo, magnésio e proteína. Contém ainda fitonutrientes.
Como é difícil separar o germe e o farelo do endosperma do centeio, a farinha de centeio retém normalmente uma grande quantidade de nutrientes, ao contrário da farinha de trigo refinada.
Os principais benefícios para a saúde são o facto de o centeio dar flexibilidade às artérias, melhora e previne a arteriosclerose, melhora as afeçõesb coronárias, ajuda a controlar a hipertensão, melhora a prisão de ventre e consequentemente ajuda na prevenção do cancro do cólon, pois contém muitas fibras, ajudando também nos planos de emagrecimento, pois dá maior saciedade, evitando comer demais.
 
A RECEITA
 
Ingredientes:
200 gr de farinha integral
100 gr de farinha de centeio (usei a integral)
60 gr de flocos de aveia finos
30 gr de açúcar mascavado (metade da quantidade em adoçante de stevia)
2 cl. de sopa de sementes de chia
1 cl. de chá de sal (eu usei meia)
25 gr de fermento de padeiro
2 dl de água
1 cl. sopa de mel
 
 
Preparação:
Misture todos os ingredientes secos, abra um buraco ao meio e junte o fermento desfeito em água morna, amasse bem (se necessário junte mais água). deixe a massa repousar durante aproximadamente 1 hora. Após junte o mel e as sementes de chia e amasse outra vez. Deixe levedar mais uma hora. Após molde bolinhas com as mãos e ponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 170º durante aproximadamente 20 minutos.
BOM APETITE!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário