domingo, 26 de janeiro de 2014

BOLO DE LARANJA - VERSÃO LIGHT

RECEITA DE BOLO DE LARANJA - VERSÃO LIGHT

Olá!
Mais uma receita súdável, aproveitando um fruto da época muito bom e saudável, a laranja.

LARANJA
A laranja é um fruto muito completo e essencial para a nossa saúde, principalmente durante o inverno pois ajuda-nos a comabter as infeções.
A laranja contém vitamina C, vitamina A, vitamina E, ácido citrico, potássio e fibras, a vitamina C  fortalece a mucosa e auxilia o trabalho das células de defesa do organismo, por isso diz-se popularmente que combate a gripe. Como aumenta o metabolismo e inibe a produção de melanina, é indicado para quem quer ter a pele bonita e saudável, a vitamina A evita o ressecamento da pele e da mucosa. A sua falta afeta a visão noturna, a vitamina E aumenta a circulação sanguínea, sendo indicado para quem sofre com o frio. A sua falta causa diminuição dos reflexos e da sensibilidade, o ácido citrico é essencial na decomposição do ácido láctico, que causa o cansaço. Auxilia na absorção dos nutrientes e cálcio. Alimentos ricos em ácido cítrico ajudam a abrir o apetite, o potássio essencial para manter equilibrada a quantidade de sal no organismo, auxilia no combate à pressão alta, finalmente as fibras, presentes na forma de pectina, na parte branca da casca. As fibras ajudam na digestão, combatendo o intestino preso. Atrasa a absorção de açúcar pelo organismo e auxilia na manutenção da pressão. Por estes motivos a laranja é considerada um super alimento.



Ingredientes:
4 claras em castelo
4 gemas
4 cl. sopa de farinha de trigo integral
1 cl. sopa de fermento
2 cl. sopa de adoçante de stevia
1 cl. sopa de raspa de laranja
100 ml de sumo de laranja
Cobertura:
2 cl. sopa de leite em pó magro
100 ml de sumo de laranja
1 cl. sopa de adoçante de stevia
vidrado de laranja q. b (casca da laranja cortada muito fininha sem a parte branca)



Preparação:
Bata as claras em castelo, após junte as gemas e continue a bater. Adicione o adoçante, a farinha e o fermento, batendo sempre.Por fim junte o sumo e as raspas de laranja.Leve ao forno prá-aquecido a 180º durante aproximadamente 20 minutos. Quando estiver pronto retire o bolo e deixe arrefecer. Quando estiver frio fure o bolo com um palito e deite por cima a cobertura.
Cobertura:
Misture todos os ingredientes e leve a lume brando, até engrossar, após espalhe sobre o bolo.
BOM APETITE!