quinta-feira, 11 de julho de 2013

A MINHA DIETA

A MINHA DIETA

Olá!

Desde que iniciei a minha reeducação alimentar já alterei muitas vezes a minha alimentação, mas uma das coisas que nunca alterei foi os horários e as linhas gerais da dieta que me foi dada pela nutricionista que me acompanha.
Hoje vou-vos contar qual foi a dieta que a nutricionista me prescreveu, e que deu resultado (hoje tenho menos 29 Kg que em agosto do ano passado).
A minha dieta e os meus horários de comer são os seguintes:

Pequeno-almoço (entre as 7:30 e as 8:00 horas)
- 1 chávena de leite magro;
- 1 pão de mistura
- fiambre de peru ou frango OU 1 fatia de queijo fresco OU 1 colher de chá de manteiga magra

Hoje já não é este o meu pequeno almoço, porque como faço exercicio logo de manhã, necessito de mais energia então como o seguinte:
- 1 copo de água em jejum
- 1 peça de fruta (normalmente laranja ou kiwi)
- 1 chávena de chá à minha escolha
- 1 pão de mistura com sementes de linhaça e de abóbora feito por mim (sem adição de gorduras e com pouco sal)
- 1 fatia de queijo magro OU margarina de soja (feita por mim) OU doce de fruta (feito por mim)

Lanche do meio da manhã (10:30 h)
- 1 iogurte magro (com menos de 40 Kcal por 100gr)
- 3 bolachas maria OU 4 bolachas de água e sal OU 1 peça de fruta

Almoço (12:30 h)
- 1 peça de fruta
- sopa (feita só com 1 batata e o resto legumes a gosto, sal e azeite em cru)
- prato constituído por 1 peça de carne (magra e sem gorduras visiveis) OU peixe, 3 colheres de arroz, massa, feijão, grão, ervilhas, etc (eu como arroz e massa integral) OU 1 batata e o resto do prato cheio com legumes cozidos ou salada.
DICA: Coma primeiro a fruta, depois a sopa, de seguida os legumes e por fim o prato da comida, assim chegará ao prato com muito menos fome e comerá menos.

1º lanche (15:30 h)
- 1 peça de fruta
- 1/2 pão de mistura OU 3 bolachas maria OU 4 bolachas de água e sal

2º lanche (entre as 17:45 e as 18:00 h)
- 1 iogurte magro (com menos de 40 kcal por 100 gr)
- 1/2 pão de mistura OU 3 bolachas maria OU 4 bolachas de água e sal
NOTA: Muitas vezes neste lanche, principalmente no inverno, tomo chá com pão ou bolachas e assim posso aumentar um pouco à quantidade.

Jantar (20:00 h)
- 1 peça de fruta
- sopa (igual à do almoço)
- legumes cozidos ou salada
- 1 peça de carne ou peixe magros

Nota: Se me deitar muito tarde, antes de me deitar, tomo um chá quente com 1 ou 2 bolachas.

Esta é a dieta alimentar que eu sigo, claro que também cometo os meus pequenos "pecados" culinários, pois também é necessário. É claro que tento que todos esses meus "pecados" sejam praticados o mais saudável possível, ou seja, sejam cozinhados por mim (seguindo as receitas que vos tenho deixado) e sejam ingeridos até à hora do almoço (porque até essa hora o corpo ainda os pode gastar). Quando cometo um abuso, ao outro dia sigo a dieta militarmente, pois assim o corpo volta à normalidade.
Todos os meus estufados, guisados, assados são feitos sem qualquer adição de gordura, excepto os pratos de alguns peixes em que adiciono azeite. Não como fritos.
Todas as minhas receitas de doces são feitas sem adição de gorduras (que são substituidas por alimentos sem gordura), redução de açúcares e substituição em algumas delas por adoçante (de Stevia).
São estes os meus conselhos para que tenham uma vida saudável como a minha.
Tentarei sempre dar-vos a conhecer todos os truques e dicas por utilizados.
BOAS DIETAS!






Sem comentários:

Enviar um comentário