sábado, 28 de setembro de 2013

BOLO DE BANANA E CHIA

RECEITA DE BOLO DE BANANA E CHIA

Olá!
O outono hoje chegou em força, tivemos chuva, vento e uma descida brusca da temperatura. Por enquanto em Portugal as estações do ano ainda se encontram bem defenidas.
Agora, como disse a minha instrutora de hoje de Pilates, já apetece voltar a acender a lareira e bem enroscadinhas comermos umas castanhinhas assadas. Mas ainda é cedo!
Hoje por ser um dia de transição (entre o quente e o frio outonal) trago uma receita de um bolo bom, saudável e que além disso é o tipo de bolo que pode ser consumido num dia frio.
É também uma receita muito saudável, isenta de gorduras e que tem dois ingredientes muito fortes, e que tornam o nosso organismo muito mais forte e saudável, são eles a banana e as sementes de chia.
A banana já publiquei as suas caracteristicas e propriedades, poderá relembrá-las aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/09/muffins-de-banana-e-coco.html).
 
SEMENTES DE CHIA
 
Hoje vou deixar aqui as principais propriedades e caracteristicas das sementes de chia:
A semente de chia  é um dos alimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo, a chia é oriunda do México, onde os seus  benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, apesar de que no nosso país só recentemente é que se começaram a usar.
Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3, magnésio, potássio e cálcio.
As sementes de chia são nutritivas, são energizantes, pois fornecem energia de forma rápida e duradoura, reduzem a vontade de petiscar, são de fácil digestão.
As sementes de chia contribuem para a redução do colesterol, o controle da glicémia, para a uma boa formação óssea, prevenção contra o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do nosso organismo.
Curiosidade: O povo Mexicano costuma fazer uma bebida denominada "Chia Fresca", que consiste na junção de 2 colheres de sopa de sementes de chia  a 250ml de água, agitando, obtém-se um liquido gelatinoso, ao qual se adiciona lima ou limão conforme o gosto, servindo-se bem fresquinha.

Agora a receita:
Ingredientes:
2 ovos
2 cl. sopa de queijo fresco magro (0% gordura)
1 iogurte natural magro (0% gordura)
4 cl sopa de açúcar amarelo ou mascavado (3 cl. sopa de adoçante de stevia)
1/2 chávena de chá de leite magro
1 chávena de chá de farinha de trigo integral
1 chávena de chá de farinha de trigo
1 cl. chá de fermento
1/2 chávena de chá de aveia em flocos
1/4 chávena de chá de sementes de chia
1 cl. chá de canela em pó
1 banana cortada em pequenos pedaços



Preparação:
Bata os ovos com o queijo fresco, junte o iogurte e o açúcar e continue a bater. De seguida junte as farinhas, a aveia, a chia e o fermento e continue a bater.
Corte a banana em pedaços e regue-a com um pouco de limão e polvilhe com canela.
Ponha a banana no fundo da forma (se a forma não fôr de silicone polvilhe-a com açúcar ou unte-a normalmente com manteiga e farinha), deitando por cima a massa. Vai ao forno a 180º durante aproximadamente 30 minutos. Polvilhe com canela.
BOM APETITE!


Sem comentários:

Enviar um comentário